FANDOM

A memória Editar

A memória humana realiza uma grande quantidade de operações. Com a sua ajuda, podemos identificar e categorizar sons, sinais,cheiros, gostos e sensações, reter e manipular informações adquiridas durante a vida. Consiste em um conjunto de procedimentos que permitem manipular e compreender o mundo, levando em conta aspectos socioculturais e puramente corporais. Tais procedimentos envolvem mecanismos de codificação, retenção e recuperação.

Processos de organização da memória Editar

A organização da memória humana é geralmente concebida como sendo composta por três processos distintos e interconectados: codificação, retenção e recuperação.

O primeiro processo é responsável pelo reconhecimento de padrões e se dá na Memória Sensorial-Motora, que envolve a associação entre um significado e um padrão sensorial. Trata-se de um sistema de memória que, por meio da percepção da realidade pelos sentidos, retém por alguns segundos a imagem detalhada da informação sensorial recebida por algum dos orgãos de sentido. É responsável, pois, pelo processamento inicial da informação sensorial e sua codificação.

O segundo processo ocorre na Memória de Curto Prazo, que recebe as informações já codificadas pelos mecanismos de reconhecimento de padrões de uma espécie de memória Sensorial-Motora e retém tais informações por alguns segundos, talvez alguns minutos, para que sejam utilizadas, descartadas ou mesmo estocadas.

O terceiro processo acontece na Memória de Longo Prazo. A Memória de Longo Prazo obtém as informações da Memória de Curto Prazo e as armazena. Possui capacidade ilimitada de armazenamento e as informações ficam nela estocadas por tempo ilimitado.

Motor: Esse tipo de memória funciona como um depósito de capacidade ilimitada ligada diretamente ao sistema sensorial que armazena a imagem do mundo da maneira como os órgãos dos sentidos na forma de impulsos sensoriais. Esses dados sensoriais são estocados nos buffers sensoriais que podem reter altas quantias de informação. Editar

A informação armazenada aí é Transferida para o depósito seguinte de memória devem ser da informação, ela será codificada e transferida desse armazenamento inicial para a memória de curto prazo.

Memória de Curto Prazo: Esse tipo de memória abarca um número relativamente limitado de informações a serem retidas. Essa capacidade de retenção depende do grau de familiaridade da pessoa com a informação focalizada. Essa familiaridade decorre do uso de padrões já armazenados (na Memória de Longo Prazo) que facilitam a retenção provisória de novas informações na Memória de Curto Prazo. Por exemplo, as palavras FEIJAO PRETO é bem mais simples.

Tendo descartada ou não.

Durante o processo de compreensão, por exemplo, o ato de repetição da leitura ajuda a fixar a informação lida. A partir daí, a informação de ser mantida por mais tempo na Memória de Curto Prazo e ser transferida para a Memória Longa Prazo (onde o conhecimento do ser humano fica armazenado). Essa repetição mental silenciosa só pode ser realizada se a quantidade de informação for suficientemente pequena. No caso da leitura, a reativação de informações favorece a manutenção dos dados na Memória de Curto Prazo a fim de se construírem as expectativas dos eventos seguintes.

Esse tipo de memória recebe as informações que já foram codificadas na memória inicial sensório-motora. Nesse sentido, primeiramente há o reconhecimento de padrões. Devemos considerar, nessa etapa do processo, questões como medo, estresse, depressão, raiva etc. O medo, numa noite escura pode sugerir padrões aterrorizantes: a sombra de uma árvore pode se transformar num monstro; o ruído provocado pelo vento, em gritos de pavor etc. Ou seja, nesse processo, sucedem-se erros de codificação(?) sensorial.

Vale ressaltar que o conhecimento de  um tema particular afeta tal habilidade de codificação por memória de Longo Prazo é acionado a ele relacionado em rede. Dessa forma, os novos ítens sofrem a interferência dos antigos, e vice -versa .

Os indivíduos que possuem conhecimento extenso sobre um assunto podem melhor codificar uma nova informação a ele relacionada. O nosso conhecimento linguístico, por exemplo, favorece a codificação da frase seguinte: agitável. A entrada de uma nova informação interfere no esquecimento dos ítens anteriores. Ao tentar melhor se torna enfraquecida:

Memória de Longo Prazo Editar

A Memória de Longo Prazo possui um processo de formação e consolidação de estoques e pode durar minutos, horas, meses ou décadas. Nossas lembranças da infância ou dos conhecimentos que adquirimos na escola ilustram esse tipo de memória. Ela permite a recuperação de uma informação depois de décadas de armazenamento. O conhecimento armazenado na Memória de Longo Prazo afeta nossas percepções do mundo e nos influencia na tomada de decisões. É graças a ela, que realizamos operações de armazenamento, esquecimento e recuperação.

As informacões são armazenadas nesse tipo de memória em uma extensa rede de esquemas. Nesse sentido, um esquema pode ser visto como uma construção cognitiva que categoriza a informação de modo que esta possa ser manipulada. Além de se configurarem como os blocos fundamentais do conhecimento, os esquemas também têm a função de reduzir a sobrecarga da memória de curto prazo, já que os esquemas relacionados são interligados formando conceitualmente uma rede semântica. Quando um ítem é ativado, a ativação se espalha pelos ítens relacionados.

Tipos de Memórias de Longo Prazo Editar

Identificam-se dois tipos de Memórias de Longo Prazo:

  • a memória episódica (recordações de experiências ou eventos associados a um tempo e/ou lugar particular)
  • a memória semântica (informação que não está associada a um tempo ou lugar particular e inclui nosso conhecimento sobre palavras, linguagem, símbolos, significados atribuídos culturalmente e suas relações).

As informações encontradas na memória semântica se originam da memória episódica, com isso podemos apreender novos fatos e conceitos com as nossas experiências de vida. Os dados são registrados na Memória de Longo Prazo por meio da frequência com que ocorrem ou pela sua carga afetiva. A recorrência de dados nos permite fixar uma informação recebida. Tal informação é passada da Memória de Curto Prazo para a de Longo Prazo.

Relações entre Memória de Longo e Curto prazo Editar

As memórias (de curto e longo prazo) estão interconectadas, continuamente mandando e recebendo informações de uma para a outra. O processo de transferência de informações da Memória de Longo Prazo para a de Curto Prazo envolve codificação e consolidação de informações. Inicialmente a Memória de Longo Prazo organiza (em esquemas as informações a serem transferidas para que elas possam se adaptar às limitações da Memória de Curto Prazo. e um longo prazo

Organização dos dados na Memória de Longo Prazo Editar

O armazenamento de dados na Memória de Longo Prazo é eficiente, uma vez que os temas são ordenados pela ligação e organização de itens específicos de informação em redes que se tornam reforçadas pela frequência de uso. Vale lembrar que a afetividade também afeta o armazenamento e organização da Memória de Longo Prazo.

Há alguns dados que permanecem latentes e normalmente não são evocados, a não ser em situações especiais, como a exposição a um determinado estímulo relacionado ao seu armazenamento inicial. Portanto, podem ser evocadas através de resgate ou reconhecimento..

Recuperação de informações da Memória de Longo Prazo Editar

A evocação de dados por meio de resgate diz respeito à mera reprodução de informação na memória. A evocação de dados por meio do reconhecimento diz respeito a experiencias

o provimento do conhecimento sobre uma determinada informação vista como uma dica.