FANDOM


O título “Cognição e Práticas Discursivas” busca reforçar que a produção científica do grupo se desenvolve sobre relações entre linguagem e cognição, construídas a partir de escolhas realizadas durante interações sociais, dentre modos diversos de se expressar, pensar, sentir, acreditar, valorizar e agir. Nesse contexto, a expressão “práticas discursivas” apresenta, ao mesmo tempo, dimensões cognitivas e socioculturais:

a) Cognitivas, uma vez que são edificadas de experiências corporais, por meio da construção/acionamento de esquemas e frames e;

b) Socioculturais, pois esses esquemas e frames são constituídos (ou adquiridos) no seio das interações sociais.

Em outras palavras, a construção do sentido se dá por meio da ação de mecanismos cognitivos que são retroalimentados por práticas discursivas diversas. Dessa forma, palavras, expressões ou textos ganham novos significados, funções e objetivos, dependendo das molduras comunicativas em que estejam inseridos.


Site do Grupo: | Cognição & Práticas Discursivas

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória