FANDOM

===Os efetores, constituídos por músculos e glândulas, são órgãos que recebem estímulos do Sistema Nervoso Central e atuam sobre um sistema muscular ou glandular já existente na anatomia humana (ou específica de cada espécie). A disponibilidade e características específicas dos órgãos efetores é que determinam o tipo de reação do sistema muscular ou glandular aos estímulos do Sistema Nervoso Central.

Imbuídos de um propósito principal, o de manterem-se vivos, os seres senscientes evitam situações de ameaça e buscam situações de manutenção da sua existência. Informações de dor, medo, ansiedade etc, constituem orientações de repulsa e informações de prazer, alegria, saciedade, constituem orientações de atração. Além da sobrevivência, outros propósitos podem ser redefinidos, fazendo com que os mesmos processos adotados para adquirir conhecimento sobre ameaças/satisfação seja repetido em circunstâncias cada vez mais abstratas.

O fato de desejarmos coisas básicas, como continuarmos vivos, ou sofisticadas como escrever um livro, determina uma sequência de etapas, as quais, por estarem atreladas ao atendimento dessas finalidades, transformam-se em necessidades tão fundamentais como comer, dormir ou fazer sexo.

As experiências (ou a cultura de que experiências podem ser) negativas ou positivas fornecem informações que nos levam a expectativas boas ou ruins. Assim, não é necessário saltar de um edifício para que conheçamos os possíveis resultados dessa ação. De acordo com Frank & Turner (2002), no curso da evolução, nossos antepassados viviam basicamente em situações, dentro das quais, precisavam integrar acontecimentos a consequências que podiam definir a sua sobrevivência (ou não). A queda de uma árvore, por exemplo, estaria associada a um potencial ferimento. Da mesma forma, o rugido de um tigre seria associado a um ataque iminente. E assim fomos sendo dotados, evolutivamente, de recursos que nos possibilitaram reconhecer, até mesmo em expressões faciais, posturas, gestos e tons de voz, indicativos de um comportamento subsequente.

FAUCONNIER, G. & TURNER, M. The way we Think:Conceptual Blending and the Mind's Hidden Complexities. New York: Basic Books 2002

Também no FANDOM

Wiki aleatória